Instituição
Grupo de Biologia da Reprodução e Células Estaminais, Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra;
Serviço de Reprodução Humana, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Equipa
Investigador Principal: Mestre Ana Paula Sousa; Orientador: Professor Doutor João Ramalho Santos.
Duração
2006-2011.
Financiamento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/23571/2005).
Resumo
Os parâmetros seminais clássicos (concentração, mobilidade e morfologia dos espermatozoides) parecem ser pouco eficientes na previsão da fertilidade de um dado indivíduo, mas podem ser usados como indicadores aproximados da funcionalidade de um ejaculado. No entanto, outras características dos espermatozoides são provavelmente melhores indicadores da qualidade espermática e da infertilidade masculina. Além disso, a natureza heterogénea de um ejaculado, em termos de funcionalidade dos espermatozoides, tem levado a muitas tentativas de caracterizar diferentes populações e melhorar a seleção de gâmetas masculinos para utilizar nas Técnicas de Reprodução Assistida (TRA). Com o intuito de entender que características podem ser usadas na avaliação da fertilidade masculina e na separação dos espermatozoides mais funcionais de um dado ejaculado, vários parâmetros importantes para a funcionalidade dos espermatozoides (e propostos como bons indicadores da qualidade espermática e da fertilidade masculina) foram avaliados, tanto em amostras de espermatozoides humanos, como em subpopulações de espermatozoides de uma mesma amostra.
Principais resultados
Verificou-se que espermatozoides com mitocôndrias ativas definem uma subpopulação mais funcional dentro de um ejaculado. Além disso, a separação celular usando a atividade mitocondrial como critério permitiu a obtenção de uma subpopulação de espermatozoides mais funcional do que as técnicas clássicas, tanto em termos de melhoria de vários parâmetros funcionais dos espermatozoides, como em termos de significância estatística. Isto permite-nos concluir que qualquer que seja o verdadeiro papel biológico da mitocôndria dos espermatozoides na fertilização, a atividade mitocondrial é um marcador evidente da funcionalidade dos espermatozoides humanos.
Contacto
apmsousa@ci.uc.pt